top of page

Datas do Sisu, Prouni e Fies são divulgadas pelo MEC

O ENEM já passou, mas a busca pela aprovação continua. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da semana o calendário de inscrições de 2023. Assim, os candidatos puderam conhecer a programação dos três principais programas para ingresso na universidade. São eles: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Para participar de qualquer um dos processos, o aluno deverá usar suas notas do ENEM, que serão divulgadas em 13 de fevereiro.


Confira as datas abaixo:



Sisu:


-Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março

-Resultados: 7 de março

-Como funciona: se você quer entrar para uma universidade pública, o Sisu é o caminho. Aqui, o candidato se inscreve nos cursos que desejar e pode mudar quantas vezes quiser enquanto as inscrições estiverem abertas. As notas de corte parciais são divulgadas diariamente e o aluno pode trocar tanto de curso quanto de instituição. É possível, também, escolher modalidades de cotas, sempre levando em conta os números de vagas e as regras de cada instituição.


Prouni:


-Inscrições: de 7 a 10 de março

-Resultados: 14 de março (1ª chamada) e 28 de março (2ª chamada)

-Como funciona: voltado para as instituições privadas, o Prouni distribui bolsas de estudo parciais ou integrais. Alguns critérios devem ser obedecidos, como renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa e outras regras.


Fies:


-Inscrições: de 14 a 17 de março

-Resultados: 21 de março

-Como funciona: também destinado às universidades privadas, o Fies é bem diferente do Prouni. No Fies, um empréstimo é concedido ao estudante. Depois de formado, o aluno deve devolver os valores ao agente financeiro (a Caixa Econômica Federal, por exemplo), seguindo as regras do contrato.


Curtiu? Então salva as datas na agenda e manda esse texto pros colegas!

83 visualizações0 comentário
bottom of page