O IFSul tem três tipos de turma para quem busca um curso técnico. Além do curso em si, o candidato precisa ficar atento para escolher a modalidade correta. Cada uma tem um objetivo e formato específicos, e você deve conhecê-los para saber o que escolher na hora da inscrição.
Hoje, o IFSul oferece turmas em três formas diferentes: integrado, concomitante e subsequente. Mas o que isso significa? Qual modalidade você deve escolher? Fique tranquilo, pois iremos ajudar.
Integrado
Os cursos técnicos integrados são aqueles em que você faz o ensino médio junto com o curso técnico. Ou seja: você terá aulas das disciplinas que já conhece (Matemática, Português, Geografia, etc.) e aulas do técnico que você escolher (Edificações, Eletrônica, Design Gráfico, etc.).
Para entrar no integrado você precisa estar cursando ou já ter terminado o último ano do ensino fundamental. Na data da matrícula, por exemplo, você precisa comprovar a conclusão do fundamental.
Concomitante
No concomitante, o aluno faz o técnico dentro do IFSul e o ensino médio fora do instituto, ou seja, em outra escola. Além disso, quem já fez o ensino médio completo ou parcial também pode concorrer nesta modalidade.
Neste formato, o estudante cursa o médio em um turno e frequenta o IF em outro. O nome já diz tudo: curso técnico concomitante ao ensino médio.
Subsequente
Para cursar o subsequente o aluno precisa ter finalizado o ensino médio na data da matrícula. Ou seja, nesta modalidade, o estudante cursa apenas o técnico no IF, já tendo o diploma do médio por outra instituição.
Cursos disponíveis na modalidade Integrada
Design de Interiores
Design Gráfico
Edificações
Eletromecânica
Eletrônica
Eletrotécnica
Química
Cursos disponíveis na modalidade Concomitante
Eletrônica
Mecânica
Cursos disponíveis na modalidade Subsequente
Alimentação Escolar (Distância)
Edificações
Eletromecânica
Eletrotécnica
Infraestrutura Escolar (Distância)
Mecânica
Multimeios didáticos (Distância)
Química
Secretaria Escolar (Distância)
Telecomunicações
Esclarecedor. Obrigada