top of page

Como funciona o IFSul: as diferenças entre integrado, subsequente e concomitante

O IFSul tem três tipos de turma para quem busca um curso técnico. Além do curso em si, o candidato precisa ficar atento para escolher a modalidade correta. Cada uma tem um objetivo e formato específicos, e você deve conhecê-los para saber o que escolher na hora da inscrição.


Hoje, o IFSul oferece turmas em três formas diferentes: integrado, concomitante e subsequente. Mas o que isso significa? Qual modalidade você deve escolher? Fique tranquilo, pois iremos ajudar.


Integrado


Os cursos técnicos integrados são aqueles em que você faz o ensino médio junto com o curso técnico. Ou seja: você terá aulas das disciplinas que já conhece (Matemática, Português, Geografia, etc.) e aulas do técnico que você escolher (Edificações, Eletrônica, Design Gráfico, etc.).


Para entrar no integrado você precisa estar cursando ou já ter terminado o último ano do ensino fundamental. Na data da matrícula, por exemplo, você precisa comprovar a conclusão do fundamental.


Concomitante


No concomitante, o aluno faz o técnico dentro do IFSul e o ensino médio fora do instituto, ou seja, em outra escola. Além disso, quem já fez o ensino médio completo ou parcial também pode concorrer nesta modalidade.


Neste formato, o estudante cursa o médio em um turno e frequenta o IF em outro. O nome já diz tudo: curso técnico concomitante ao ensino médio.


Subsequente


Para cursar o subsequente o aluno precisa ter finalizado o ensino médio na data da matrícula. Ou seja, nesta modalidade, o estudante cursa apenas o técnico no IF, já tendo o diploma do médio por outra instituição.



Cursos disponíveis na modalidade Integrada


Design de Interiores

Design Gráfico

Edificações

Eletromecânica

Eletrônica

Eletrotécnica

Química


Cursos disponíveis na modalidade Concomitante

Eletrônica

Mecânica


Cursos disponíveis na modalidade Subsequente


Alimentação Escolar (Distância)

Edificações

Eletromecânica

Eletrotécnica

Infraestrutura Escolar (Distância)

Mecânica

Multimeios didáticos (Distância)

Química

Secretaria Escolar (Distância)

Telecomunicações


141 visualizações1 comentário
bottom of page